segunda-feira, 4 de maio de 2009

Não poderia deixar de mostrar pra vocês! A natureza mais uma vez nos ajudando!!! Perfeito, podemos apreciar e utilizar na nossa saúde!


Foto-Lavandas


Além de bonitas, fazem muito bem à saúde!

Nas flores, a beleza se materializa. E, diante delas, a gente fica assim, meio embevecida. Mas não precisa. Rosas, lavandas e hibiscos, entre tantas outras espécies, oferecem valiosos ativos de que a ciência se esmera em tirar proveito. Então, aproveite!
Algumas guardam a exuberância tropical, como o hibisco, e outras se destacam pela singeleza, como a lavanda. E há as que atraem o olhar por sua majestade: as rosas. As flores são, sem dúvida, uma das formas com que a natureza expressa todo o seu poder de sedução. Mas, repare, com elas não vêm apenas encantos e aromas. Muitas vezes, os melhores cremes, óleos e tônicos contêm, embora você nem perceba, ativos poderosos extraídos dessas plantas.

São antioxidantes, antiinflamatórios, vitaminas e ácidos que nutrem, protegem, acalmam e regeneram a pele. Essas propriedades terapêuticas ficam mais conhecidas à medida que a pesquisa se intensifica. Descobriu-se, por exemplo, que o hibisco contém alfa-hidroxiácidos, importantes no combate aos radicais livres, os vilões do envelhecimento. O poder regenerante da lavanda já é conhecido há mais tempo. Desde que o perfumista francês Renée Gautefossé queimou as mãos e, num ato reflexo, as mergulhou na única coisa líquida que estava próxima: um balde de óleo de lavanda.

De modo empírico, são constatados os benefícios do uso das flores no alívio do corpo e da alma desde a Antiguidade. Foi na Grécia que surgiu o primeiro spa com tratamentos baseados em banhos e máscaras de ervas e pétalas de flores capazes de perfumar, embelezar, rejuvenescer e amenizar sintomas e dores.

Rosa
“Suas pétalas têm ação terapêutica por possuir flavonóides, que são substâncias com propriedades antiinflamatórias, adstringentes, antioxidantes e protetoras das paredes dos vasos sanguíneos”.Ainda têm ação antialérgica, antibacteriana, regeneradora celular, tônica, hidratante e calmante”. Suas partes utilizadas são as folhas, flores e seu óleo essencial. Este, precioso, já que é necessário de 2,8 mil a 6 mil kg de rosas para obter 1 kg de óleo essencial. Daí o alto preço dele, que pode chegar a 875 reais por 5 ml. “A rosa é indicada para a pele seca e madura. Ela ajuda a regenerar a pele enrugada, pois promove uma hidratação profunda em forma de loções, cremes e compressas. Nos banhos, serve para revitalizar e tonificar o corpo, além de aliviar irritações”.

Lavanda
“Rica em óleo essencial, que contém acetato de linalila, saponina e taninos, relacionados às ações antiinflamatórias e adstringentes, a lavanda é usada em tratamentos contra acne e afecções cutâneas”. Segundo explica o biólogo Glauco Machado Bueno, ao inalarmos o aroma de seu óleo essencial, o hipotálamo envia uma mensagem à supra-renal, sinalizando a diminuição da síntese de cortisol, o hormônio do estresse, por isso é considerada tão relaxante. A ação calmante também é explorada na cosmética em óleos de massagem, de banho e produtos faciais. Indicada para peles mistas e oleosas, a lavanda pode ser usada em vaporizações. Uma dica é pingar algumas gotas desse óleo essencial num borrifador com água filtrada. “Ajuda a limpar e refrescar”, diz. Outros bons usos: misturado ao óleo vegetal de sementes de uva durante a drenagem linfática e para aliviar a coceira e o inchaço provocados por picada de insetos, justamente pela sua ação antiinflamatória. Dez mililitros de óleo essencial de lavanda saem, em média, 34 reais.

Hibisco
Há vários tipos desta flor, a maioria originária da Ásia. Com uso medicinal, temos o Hibiscus abelmoscus e o sabdariffa. “Ambos com propriedades laxantes, adstringentes e sedativas suaves. O Hibiscus sabdariffa, em forma de chá, é usado popularmente como diurético, digestivo e para abaixar febres”, diz Glauco Machado, especialista em plantas medicinais. Suas folhas trazem proteínas, fibras, cálcio, ferro, carotenos e vitamina C. Mas é da flor do hibisco que vem o extrato glicólico, que contém alfa-hidroxiácidos (ácido málico, oxálico, cítrico e tartárico) com ação anti-radicais livres e hidratantes, usados em alguns cosméticos, como cremes faciais e tônicos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário